Páginas

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Mesopotâmia

Tanto Mesopotâmia quanto Egito e Palestina são denominados por alguns historiadores como civilizações do regadio.

  • A palavra Mesopotâmia significa "Entre Rios", que no caso são os rios Tigre e Eufrates.
  • Localização Geográfica: Atual Iraque.
  • Principais povos: Sumérios, Assírios e Babilônios.

Havia o PATESI, que era considerado líder político e religioso. O povo acreditava que ele era o representante dos Deuses na terra. Era ele quem cedia os trechos de terras para os camponeses usufruirem dela, porém, com a condição de pagarem impostos à ele sobre a produção.
Naquela época havia dois tipos de escravos: os que se tornavam escravos pois eram prisioneiros de guerra, e os que se tornavam escravos por causa de suas altas dívidas. A incapacidade de quitá-las os "transforma" em escravos.

Em questão a religiosidade os mesopotâmicos eram POLITEÍSTAS, isto é, acreditavam em vários deuses. Os mesopotâmicos construíam templos religiosos denominados Zigurates, estes por sua vez tinham uma forma escalonada.

Esses povos mesopotâmicos não acreditavam na vida após a morte, somente acreditavam na vida presente. Eles acreditavam que os astros tinham ligações direta com os Deuses. Também acreditavam que a movimentação dos astros influenciava constantemente suas vidas.

Com isso, desenvolveu-se as noções básicas de astrologia. Vale salientar que a Matemática também foi fundada basicamente pelos Mesopotâmicos. Esta foi criada devido à necessidade de contar os lucros e as perdas, por exemplo.



Um comentário: