Páginas

quarta-feira, 10 de maio de 2017

Você cidadão!

A entrevista a seguir foi concedida por Nathane, uma menina de 14 anos.
Não tenho vergonha de ser quem sou: negra.
MBP - Como foi que você percebeu que precisava mudar a forma como lidava com seus cabelos?
Nathane - Sempre alisei mas não tinha satisfação. Um dia faltei aula para ir ao salão alisar o cabelo e soube pelos meus amigos que vocês (Meninas Black Power) tinham ido à escola. Fiquei triste por não ter encontrado vocês mas fiquei curiosa pra saber do que falavam.
MBP - Qual foi a sua sensação quando viu tantas mulheres crespas juntas?
N - Me senti enganada. Sempre ouvi que meu cabelo era feio e vi em vocês que era mentira. Vi que eu não precisava ter vergonha do meu cabelo.
MBP - Como foi conversar com seus pais sobre a transição e a sua vontade de usar os cabelos crespos?
N - Minha mãe aceitou bem, mas meu pai teve muito receio porque eu já fui muito triste por causa do meu cabelo. Eu tinha um "complexo", não queria sair de casa e ele ficou preocupado que esse "complexo" voltasse.
MBP - Como são os comentários que você já começou a ouvir?
N - Meus amigos apoiam, mas os comentários negativos de outras pessoas que nem conheço ainda me deixam triste.
MBP - Você pensa em relaxar o cabelo?
N - Não. De jeito nenhum.
MBP - Quais os desafios você acha que vai enfrentar usando seu cabelo natural?
N - Críticas, preconceitos, vou ter que enfrentar as pessoas que acham que eu tenho que ter cachos. Tenho primas que tem cachos, isso é visto com bons olhos, e as pessoas não conseguem entender que o que eu quero é deixar meu cabelo natural como ele é. Pensam que entrei em transição para relaxar. Acho que preferem não me ouvir. Não quero relaxar, nem cachinhos feitos no salão, quero meu cabelo natural como ele é.
disponivel em : http://www.geledes.org.br/meninas-black-power-nao-tenho-vergonha-de-ser-quem-eu-sou-negra/#gs.uYFaG8s

Reflita e opine: O que se pode fazer para combater esse tipo de preconceito?

19 comentários:

  1. Ela está certa não precisamos agradar ninguém tem que nos agradar

    ResponderExcluir
  2. Ninguem precisa agradar ninguém seja como você é se a pessoa não aceitar ela que não aceite

    ResponderExcluir
  3. Você tem que se aceitar como é e não ligar pra opinião dos outros .mais não ligue para os comentários feitos das pessoas você somente tem que se aceitar do jeito que é: negra ,cabelo crespo,alto,baixa.giovana cacita
    7° a

    ResponderExcluir
  4. Ela pode, parar de ligar para as opiniões negativas pq se ela está feliz assim não importa a opinião dos outros
    Ana Lívia 7A

    ResponderExcluir
  5. Ela pode, parar de ligar para as opiniões negativas pq se ela está feliz assim não importa a opinião dos outros
    Ana Lívia 7A

    ResponderExcluir
  6. Primeiro adimitir que existi sim preconceito e temos que acabar.
    segundo você nao precisa agradar ninguem você tem que se agradar terceiro voce tem que se amar se nao quem vai te amar no seu luguar?
    se voce for negra ou com cabelo afro nao ligue com oque as pessoas ira fala ou mostrar porque nao pode jusgar a capa do livro (nao pode jusgar as aparências) porque oque importa é oque tem por dentro da pessoa ... nois tem que pensar nos sentimentos das pessoas, temos que se ponha no lugarda da pessoa e ver se isso e legual ... nao faça as pessoas oque nao quer que faça a você .......... MINHA OPINIAO.....
    Talyssa 7B

    ResponderExcluir
  7. ju_MartucciRodrigues♡17 de maio de 2017 às 21:26

    Você não precisa agradar os outros,se você está se sentindo bem então seja você mesmo (a),simples assim...seja feliz!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Primeiro não temos que agradar a ninguém, e sim a si mesmo,
    Segundo não ligue para oque os outros dizem, se Ame e seja Feliz do jeito que você é!

    Daniele Vitória 7°B

    ResponderExcluir
  10. pela minha ideia sobre o preconceito entre negros os cabelos estao em grande parte de todo o preconceito dos negros apenas seja feliz com o que voce e e o que voce e

    ResponderExcluir
  11. Não precisa ligar pro que os outro dizem ,pensam sobre vc,se vc está bem assim,se sendo confortável do jeito que vc é...não precisa mudar nada,seja vc msm o tempo todo,não muda vc só pra agradar alguem..pq não se pode agradar a todos.

    Amanda paulino 7A

    ResponderExcluir
  12. Tudo é uma questão de respeito pelo próximo como ele é e seu grito de ser ,é só parar pra pensar e ver que todo ser humano é diferente uns dos outros. Bruna 7A

    ResponderExcluir
  13. Devemos respeitar as pessoas do jeito que elas são
    Guilherme 7°A

    ResponderExcluir
  14. Não importa qual seja o tipo do seu cabelo , seja do jeito que vc se sinta melhor , não ligue para as opiniões das outras pessoas , quem sabe assim vc possa ser mais feliz......

    ResponderExcluir
  15. Maria Clara Bittencourt27 de maio de 2017 às 15:36

    A gente tem que se sentir feliz do jeito que a gente e também nós não nascemos pra agradar os outros e sim a nós mesmos

    ResponderExcluir
  16. Maria Clara Bittencourt27 de maio de 2017 às 15:38

    Maria Clara Bittencourt 7°A

    ResponderExcluir